quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Trânsito no Brasil e em Toronto

Uma das diferenças perceptíveis que tive entre Brasil e Canadá está em como as pessoas dirigem e se comportam no trânsito.

Ontem, estava eu dirigindo pelas ruas da minha cidade quando comecei a ouvir uma sirene de resgate bem ao longe e não conseguia identificar de onde estava vindo. Até que olhei pelo retrovisor e percebi que o resgate estava vindo na avenida que eu estava (que tem 3 faixas), só que ainda estava longe... quando o resgate começou a chegar perto eu imediatamente subi com o carro na calçada (isso mesmo!) para dar espaço para ele passar. E como o pessoal lerdo ainda estava tentando descobrir o que estava acontecendo, o resgate começou a fazer mais barulho ainda, desesperadamente para que o povo saísse da frente! Eu ainda consegui ver o resgate por mais 3 quadras a minha frente tendo dificuldade em passar... e olha que eu não moro em São Paulo e nem estava tanto trânsito assim naquele momento.

Agora, algo parecido aconteceu comigo em Toronto. Estava eu no ônibus voltando da escola quando comecei a ouvir uma sirene de caminhão de bombeiro bem ao longe. Nesse momento o motorista já diminuiu a velocidade. Quando pude avistar que o caminhão estava vindo lá longe no sentido contrário da avenida, o motorista encostou o ônibus!!! E sabe o que é pior? Não tinha ninguém na avenida!!!! Não tinha trânsito!! Era praticamente o ônibus em que estava, mais uns 2 carros e o caminhão de bombeiro. Só depois que o bombeiro passou e se afastou consideravelmente do ônibus, foi que o motorista voltou a andar.

Eu fiquei impressionada com a educação e consciência das pessoas de ante a uma emergência pública.

Tenho outros exemplos de comparação em relação ao trânsito para contar, mas fica para um outro post.

2 comentários:

  1. Olá!!

    Antes de mais nada queria agradecer a sua visita em nosso blog "Rumo ao verdadeiro norte"! Sejam sempre bem-vindos!!

    Realmente a história de vocês é bem parecida com a nossa... nós ainda chegamos a enviar a papelada, gastar uma grana com tradução, fazer IELTS e tudo, e para nossa frustração tudo voltou com o NOC lotado, nosso processo nem foi analisado. Mas enfim, hoje sabemos que é para o melhor, este ano de 2012 foi um ano em que muitas coisas aconteceram por aqui e sabemos que tinhamos que estar aqui e cremos que Deus tem o melhor e um plano perfeito para nós! :)

    Vou ficar acompanhando aqui de pertinho a história de vocês ;) sinto firtemente que esta semana o CIC vai publicar alguma coisa com relação ao processo federal, pois eles já estão liberando notícias aos poucos com relação aos outros processos!

    Um abraço
    D e H

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá D e H, muito bom ver o comentário de vcs aqui no blog... espero que possamos seguir juntos nessa caminhada "rumo ao veradeiro norte"...rs...rs..

      Também acredito que nessa vida nada acontece por acaso, e acredito também que a nossa espera irá valer a pena, creio que nosso processo será mais rápido do que costuma ser. Vamos torcer juntos!

      Sempre fico lendo os blog de pessoas que já estão lá ou que ainda estão no processo (a maioria por Quebec) mas é diferente quando se encontra alguém que está na mesma situação que a gente, é muito bom isso! Vamos juntos nessa caminhada!

      Sejam bem-vindos e um grande abraço!

      Excluir