quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

New Federal Skilled Worker Program to accept applications beginning May 4, 2013

E finalmente o consulado canadense divulgou a notícia tão esperada (porém não tão animadora) sobre o processo Federal Skilled Worker Program: eles irão aceitar novos pedidos de imigração a partir de 4 de maio de 2013. Sinceramente eu esperava que eles já fossem aceitar novos pedidos já em janeiro, mas... como todo o processo se baseia em esperar, vamos esperar mais um pouquinho até que possamos esperar mais um montão enquanto nosso processo será analisado... rs...rs... Apesar que eles estão prometendo que os processos serão analisados em alguns meses, ao invés de alguns anos como é atualmente.
Além da data da abertura para novas aplicações eles também divulgaram as mudanças no processo, entre elas:

LANGUAGE
Eles vão estabelecer um mínimo de domínio na língua e vão aumentar a pontuação para esse item. Não que eu saiba tudo de inglês, mas dá para o gasto... então até ai tudo bem, até melhor para mim que terei uma maior pontuação no processo (comparado com a pontuação anterior). O que me preocupa é esse mínimo que será estabelecido que, para mim, não ficou muito claro.

AGE
Eles irão aumentar a pontuação para os mais jovens, mais pontos para mim de novo : ) que irei ficar na primeira faixa hetária (até 35 anos).

EDUCATION
Esse item é o que mais me preocupa... eles irão fazer uma avaliação do seu nível de ensino comparado com o canadense! O nosso diploma dificilmente será equivalente ao deles... até aqui dentro do Brasil mesmo de uma faculdade para outra a grade curricular já é diferente, imagina de uma canadense. E pelo o que entendi, se não for equivalente eles não iram aceitar e você não poderá dar entrada no processo!!! Ai meu Deus...

WORK EXPERIENCE
Eles irão diminuir o número de pontos e ao mesmo tempo aumentar o número de anos de experiência de trabalho, então, para mim nesse item terei uma diminuição de pontos... : (

ARRANGED EMPLOYMENT
Para mim não irá mudar em nada, pois eu não tenho uma oferta de emprego no Canadá, então, tanto faz...

ADAPTABILITY
Pra mim só irá melhorar na parte em que eles irão pontuar para a proficiência do idioma do cônjuge, que diga se de passagem fala melhor do que eu. Isso é outro detalhe: quem será o aplicante principal? Eu ou marido? Eles não falaram nada a respeito de quais serão as profissões que serão aceitas, apenas falam que será estabelecido um número máximo de processos por ano, para evitar os atrasos e acúmulos de processos.

De maneira geral, para mim até que foi boa a mudança, isso se o meu diploma de arquiteta for equivalente ao deles, senão... adeus sonho de mudar para o Canadá.

Alguém leu ou entendeu alguma coisa diferente de mim? As duas matérias que li são essa e essa.

Feliz ano novo a todos e que 2013 venha com mais surpresas boas do consulado canadense.

6 comentários:

  1. Olá amigos!
    Desejamos muita sorte no processo de imigração e que vcs possam se juntar a nós em breve aqui no Canada.
    Mantenham contato!
    Um grande abraço e feliz 2013 da Turma do Balão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sejam bem-vindos!
      Obrigada pela torcida, quem sabe um dia a gente se encontra ai no Canada??
      Já faz um tempo que acompanho o blog de vcs, mas sabe como é né, a gente acaba nunca deixando um recado :( ... e como parte do meu "new year's resolution" vou comentar mais!
      Abraços!

      Excluir
  2. Eu sinceramente acredito que a pausa e as mudanças no FSW vão beneficiar vcs... Acredito que o processo será mais objetivo e MUITO mais rápido (o meu demorou quase 3 anos...). Minha dica é: preparem-se o qto antes... dia 04 entreguem seu pacotinho de aplicação logo de manhã. Se vai ter restrição de número de processos, vcs não sairão prejudicados!
    Os 2 fizeram o IELTS? Preparem as documentação de ambos, depois vcs decidem quem será o aplicante principal... mas não corram o risco de estarem despreparados caso o marido tenha que ser o principal e atrasar mais a entrega da aplicação...

    Bom, boa sorte no processo. Vou torcer para que td dê certo bem rápido e que 2013 seja o ano da mudança!!!!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, quase pude sentir daqui o seu pensamento positivo... muito bom!

      Estou torcendo para que as mudanças sejam pra melhor (principalmente para mim... rs..)

      Como ainda não temos certeza se iremos conseguir aplicar por causa da profissão, ainda não preparamos nada... estamos com medo de gastar uma grana e não servir para nada, pois como eu não ganhei na mega da virada (rs) não dá para esbanjar... a gente fez o curso preparatório para o IELTS mas ainda não fizemos a prova... estou aguardando mais informações...

      Mas vou seguir o seu conselho e vou começar a preparar/separar os documentos para depois eu não me arrepender de não ter começado antes.

      Obrigada pela torcida! Beijos

      Excluir
  3. BTW, como faço para seguir seu blog? Não estou conseguindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, eu não entendo muito de blog pra ser sincera... é a primeira vez que faço um (comecei em outubro/2012) e estou aprendendo ainda...
      Porque o BTW?? Fiquei curiosa...
      Bjos

      Excluir